Início > Informações > Notícias > O Saneamento Básico chegou

04 de setembro de 2014

O Saneamento Básico chegou

O SAAE de Jaguaribe distribui panfleto com informações sobre o Saneamento Básico em Jaguaribe, Ceará.

Com a nossa cidade saneada, nossa saúde vai melhorar e a nossa vida também! Pense nisso!

O SAAE de Jaguaribe distribuiu panfletos explicativos sobre o saneamento básico onde é possível encontrar informações sobre o sistema, sua importância como usufruir e cuidados domésticos necessários.

Segue abaixo o texto extraído do material.

O que é Saneamento Básico?

É um conjunto de ações do homem destinadas à população, como: tratamento de água, destino adequado do lixo e tratamento do esgoto.

O que é Esgoto?

O esgoto é formado pelas águas utilizadas para lavar roupas, tomar banho, escovar os dentes e dar descarga no vaso sanitário. O esgoto a céu aberto, além de ter cheiro ruim e aparência desagradável, traz várias doenças para as pessoas. Por isso, também não devem ser despejados sem o tratamento adequado em rios ou mar.

O saneamento básico na nossa cidade já está disponível para o uso?

Sim, a ligação de esgoto de cada residência já deve ser realizada em quase 27% da totalidade, para que possamos ter vida saudável sem doença e com preservação ambiental.

Como devo fazer para ligar o meu esgoto na rede pública de saneamento?

Você deve procurar o SAAE para orientação sobre a sua ligação e usufruir desse progresso com mais higiene e vida saudável.

Cuidados quanto ao uso doméstico

Pia e ralo do banheiro

Fios de cabelo são uma das principais causas de entupimento da rede de esgoto. Não jogue na pia ou no ralo, coloque-os no cesto de lixo.

Águas da Chuva

Águas de chuva não devem ser canalizadas pelo esgoto da sua residência.

Pia de cozinha e tanque de lavar roupas

Pia de cozinha e tanques não são lugares de despejo de restos de comida. O óleo de cozinha deve ser colocado em recipiente separado e depositado em locais específicos de coleta.

Vaso sanitário

Objetos jogados no vaso podem ocasionar entupimentos e consequentemente retorno de esgoto: Cotonetes, band-aid, fraldas, absorventes, fio dental, embalagens, cigarro, preservativos, barbeador e etc, devem ser jogados no lixo.