SAAE Jaguaribe

Notícias

Início > Informações > Notícias > É preciso poupar: Os açudes de Óros e Castanhão perderam juntos mais de 30% do volume de água em apenas um ano.

21 de fevereiro de 2014

É preciso poupar: Os açudes de Óros e Castanhão perderam juntos mais de 30% do volume de água em apenas um ano.

A estiagem que o estado do Ceará vem sofrendo pode se prolongar em 2014 e os reservatórios de água próximos a Jaguaribe caem vertiginosamente.

Falar sobre a estiagem que o Ceará vem sofrendo nos dois últimos anos não é novidade, porém conforme notícia publicado pela Funceme(Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) existe a probabilidade de 40% do acúmulo de chuva dos meses de fevereiro, abril e março ficarem abaixo da média, o que agravaria ainda mais a situação devido 110 dos 144 reservatórios de água monitorados do estado estarem com um volume inferior a 30%. O presidente da Funceme informou também que: “Mesmo que o ano seja em torno da média, a recuperação (do volume) não é fácil.

Recuperar a carga desses reservatórios não é um cenário provável. Pontualmente, pode acontecer”. Diante dos fatos fica visível o quanto nós jaguaribanos somos privilegiados por vivermos as margens de um rio no qual suas águas nos beneficia todos os dias do ano. Sua presença muitas vezes pode nem ser notada, mas é quase impossível imaginar um dia sem ele. O Rio Jaguaribe é o tesouro de nosso povo e por isso é necessário o respeito, o cuidado e a prudência para com ele. A economia d’água não deve ser aplicada apenas em situações caóticas, ela deve se tornar um hábito, uma ação inconsciente.

Como citado no inicio desta matéria quase todos os reservatórios monitorados de água estão com o volume muito abaixo de sua capacidade total, o que também está acontecendo com o Açude Orós que está com pouco mais de 51% de sua capacidade e o Açude do Castanhão que chega a pouco mais 38% segundo dados coletados no dia 18 de fevereiro no Portal Hidrológico do Ceará. O que mais impressiona é declínio que esse volume sofreu em um ano, no caso do Castanhão no dia 24/02/2013 ele estava com 52,77% de sua capacidade, quase 15%, o Açude de Orós não fica atrás, no mesmo período seu reservatório diminuiu mais de 16%.

Gráfico do reservatório de Óros no período de um ano

Gráfico mostrando o declínio do volume de água no reservatório de Orós no período de um ano. Fonte: Portal Hidrológico do Ceará - hidro.ce.gov.br

Gráfico do reservatório do Castanhão no período de um ano

Gráfico mostrando o declínio do volume de água no reservatório do Castanão no período de um ano. Fonte: Portal Hidrológico do Ceará - hidro.ce.gov.br

O Ceará vive uma fase difícil, como tantas outras e já passa da hora de tomarmos consciência do consumo indiscriminado que fazemos dos recursos naturais que ainda dispomos. O SAAE pública dicas freqüentemente, onde você irá encontrar formas de economizar, manter e preservar nossa água, além de outras informações relacionadas. Visite-nos freqüentemente, confira as novidades e lembre-se que o Rio Jaguaribe já foi o “maior rio seco do mundo” e como o poeta Democrito Rocha já escreveu certa vez "O Rio Jaguaribe é uma artéria aberta; por onde escorre e se perde o sangue do Ceará".

As mais Lidas

Veja todas as notícias

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguaribe

Rua 7 de Setembro, nº 440, Bairro Centro - Jaguaribe, Ceará - CEP: 63.475-00

(88) 3522-1487 - (88) 3522-1118

saaejbe@hotmail.com

Desenvolvido pela Ciebit