SAAE Jaguaribe

Notícias

Início > Informações > Notícias > Assembléia Nacional debate o saneamento e as doenças ao Aedes.

20 de maio de 2016

Assembléia Nacional debate o saneamento e as doenças ao Aedes.

Aconteceu nos dias 16 a 19 de maio a 46ª Assembléia Nacional da ASSEMAE, na cidade de Jaraguá do Sul – Santa Catarina .

Diretor do Saae Jaguaribe, Ronaldo Nunes

A garantia do acesso ao saneamento básico de qualidade a todos, conforme recomenda a Organização das Nações Unidas. O painel contou com a participação de especialistas da área e gestores públicos, que esclareceram a relação do saneamento com a prevenção de doenças vetoriais relacionadas ao mosquito Aedes aegypti.

O painel teve a coordenação do 2° Vice-Presidente nacional da ASSEMAE e Diretor Geral do DMAE de Porto Alegre-RS, Antônio Elisandro de Oliveira, incluindo como palestrantes o Assessor Técnico da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Daniel Cobucci de Oliveira; a pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Aline Gurgel; a professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Patrícia Campos Borja e o Diretor Especial do SAAE de Jaguaribe-CE, Francisco Ronaldo Nunes.

O Diretor do SAAE de Jaguaribe, Ronaldo Nunes, apresentou o plano de combate ao mosquito aedes realizado no município. Em 2015, Jaguaribe não registrou nenhum caso de dengue, graças às mobilizações sociais e a educação ambiental desenvolvidas junto às escolas e comunidades. Para ser um município com dengue zero, ocorreu o envolvimento da Secretaria de Educação, como dinamizadora, da Secretaria de Saúde, como socializadora, e do SAAE de Jaguaribe, como mediador das atividades. Todo o trabalho foi realizado com a conscientização das crianças. “Práticas educativas interdisciplinares e intersetoriais, no âmbito da relação entre meio ambiente e saúde podem gerar bons resultados, principalmente quando se promove o protagonismo escolar”, mencionou Ronaldo Nunes.

As mais Lidas

Veja todas as notícias

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguaribe

Rua 7 de Setembro, nº 440, Bairro Centro - Jaguaribe, Ceará - CEP: 63.475-00

(88) 3522-1487 - (88) 3522-1118

saaejbe@hotmail.com

Desenvolvido pela Ciebit